FREIOS
As pastilhas de freio em conjunto com os discos são as principais responsáveis por realizar a parada do veículo com segurança.
As pastilhas fazem as rodas pararem devido ao contato com o disco de freio. A duração está diretamente ligada à forma de uso. Se for um carro que transita frequentemente dentro de cidades, onde é necessário frear constantemente em engarrafamentos, cruzamentos ou sinais fechados, elas serão gastas em menos tempo.
Já os discos de freio acompanham o movimento da roda. O sistema de pinça flutuante com um pistão é o mais comum, e envolve o disco com duas pastilhas – realizando o atrito para concluir a frenagem. Para que a ação da frenagem aconteça, os freios precisam transformar a energia cinética em calor com o atrito entre as pastilhas e o disco. As pastilhas de freio são responsáveis por 70% do trabalho de frenagem.
No sistema de lonas de freio, basicamente a lona faz o papel da pastilha e o tambor o papel do disco.
O recomendando é verificar a situação das pastilhas, discos, lonas e tambores a cada 10 mil quilômetros.
O fluido de freio serve para transmitir a força utilizada pelo condutor, ao pisar no pedal de freio, para as rodas do veículo, sendo responsável por acionar o sistema de frenagem. Ou seja, ele transmite a pressão para as pastilhas e lonas de freio, fazendo o seu veículo desacelerar.
A troca do fluido de freio é para evitar que o líquido funcione com percentual de água acima do recomendado. O fluído de freio fica em um reservatório que possui uma abertura para a atmosfera, e com isso ele absorve a umidade do ar e retém água com o passar do tempo.